Recentemente fiz vídeos, palestras e mentorias sobre propósito de empresas.
Porém em absolutamente todas as ocasiões sai surpresa e inquieta, me deparei com diversas pessoas que apesar de executar suas tarefas com sucesso, não sabiam explicar por que o fazem, ou melhor, não pararam para se questionar, “qual é meu objetivo de vida, minha RAZÃO DE EXISTIR!?”
Por que questionei isso se o tema era PROPÓSITO EMPRESARIAL?
Simples, acredito que assim como em um relacionamento afetivo é preciso primeiro estar feliz para então ser transbordado pelo outro, para ser sua melhor versão no trabalho é preciso compreender como seus valores e propósito pessoal se conectam de alguma forma com o que a companhia faz.
Quando faço tal provocação “Qual é sua razão de existir? Você faz o que ama?” é comum encontrar pessoas frustradas que se culpam por não ter descoberto ainda o que querem fazer da vida e costumam acreditar que “já é tarde para recomeçar”, justamente por isso decidi redigir algumas linhas para ajudar nesta jornada de autoconhecimento e ressignificação de vida.
Certa vez em conversa com um colega ouvi uma palavra “IKIGAI”, ele comentou de forma superficial a história e eu como amante de bons contos decidi investigar a fundo, felizmente a mensagem me pareceu tão forte que não a tiro mais de minhas conversas e já consegui provocar boas reflexões em pessoas de minha mais alta consideração.
![](https://static.wixstatic.com/media/4847f9_2fbb4b27beb346f2a449e160dbeba75c~mv2.jpeg/v1/fill/w_724,h_483,al_c,q_80,enc_auto/4847f9_2fbb4b27beb346f2a449e160dbeba75c~mv2.jpeg)
A História do IKIGAI
Existe um conjunto de ilhas em OKINAWA no Japão que é terra de habitantes centenários, tal local já foi de forma bem humorada considerada terra dos imortais, pois os habitantes têm uma taxa de longevidade extremamente superior a média japonesa.
Um grupo de pesquisadores foi investigar as razões de tal fenômeno, e uma palavra extremamente mencionada por eles foi “IKIGAI”, curiosos em compreender “que raios é esse tal de IKIGAI”, passaram a desmistificar o segredo da longevidade.
Para surpresa deles e nossa alegria a resposta não é nenhuma espécie de alimento mágico, fórmula medicinal ou genética.
IKIGAI significa – RAZÃO DE EXISTIR, e consiste basicamente em ter 4 pilares da vida em plena convergência. São eles:
FAZER O QUE SE AMA
SER BOM NO QUE SE FAZ
PODER RECEBER PELO QUE SE AMA E SE É BOM FAZENDO
UNIR O QUE SE AMA, SE FAZ BEM E SE RECEBE A UMA CAUSA MAIOR, OU SEJA, A ALGO QUE FAÇA BEM PARA O MUNDO!
Parece simples, e para mim após 8 anos refletindo de fato agora me parece claro, nem sempre foi assim.
Lhe desafio a fazer tal reflexão e encontrar a total convergência dos 4 pilares em sua vida, pode ser que não os encontre de imediato, mas pense, repense e verá que faz total sentido, e então aquelas milhares de frases motivacionais passarão a fazer total sentido “afinal, “Faça o que ama e não precisará trabalhar um dia sequer” não é somente frase de efeito.
Ah e IMPORTANTE, se não existem os 4 pilares convergindo, ainda não é seu IKIGAI, reflita!
Meu IKIGAI é melhorar o país por meio de conexões. Conectar pessoas a conteúdo, conectar pessoas a oportunidades, conectar empresas a oportunidades em regiões menos exploradas.
· Complexo? Sim
· Apaixonante? Demais
· Dá trabalho? E como
· Trocaria essa missão por um trabalho que me pagasse mais e desse menos trabalho? JAMAIS
Espero que este conteúdo seja de valor agregado para você leitor e leitora e lhe acompanhe diariamente!
Encontre seu propósito e tudo fará sentido, os caminhos, os desafios e toda a jornada, seja ela qual for.
Preparei um vídeo em que além de comentar o conceito, dou uma dica caso enfrente dificuldades em encontrar seu IKIGAI, corre conferir
Beijo queijo!
Comments